domingo, 27 de dezembro de 2009
ÍDOLOS DE PAPEL
A MEDIDA EXATA
O mundo realmente jaz no maligno, fazendo uma análise superficial da minha vida, dos meus conceitos e pré-conceitos, chego á terrível conclusão de que vivi uma vida de engano e mentiras; a minha vida até então foi um grande erro, as noitadas “alegres” regadas a muita bebida e cigarros, as relações de amizades “profundas”, os namoros conturbados, tudo isso me rendeu apenas tristezas, dívidas, sofrimentos e prejuízos para minha saúde; mas não faltou quem avisasse, mas e aí? Como convencer do contrário uma pessoa – muitas vezes sem uma base cristã como eu - que acha que está fazendo a coisa certa vivendo uma vida de ilusão? Hoje vejo meus amigos no mesmo caminho e não consigo convencê-los do mal que os aguarda, das conseqüências que suas atitudes erradas, impensadas e seus vícios vão gerar, qual a fórmula? Qual a medida exata para não sermos nem meros coadjuvantes da vida, nem o “maluco beleza” de Raul Seixas?
MEUS AMIGOS MORRERAM DE OVERDOSE, E FORAM PARA O INFERNO!
Li um artigo da psicóloga clínica Karla Christine que diz que as pessoas estão cultuando ídolos errados, o texto fala sobre a vida de Cazuza; e eu pergunto: como apoiar nossas bases elementares em “ídolos” como este? Mas a sociedade se apóia nesta mentira, eu me apoiei nesta mentira por muito tempo; a mídia vende esta mentira e muita gente ainda consome esta comida estragada. Cazuza foi um filho rebelde, um marginal, traficante, devasso e drogado, nunca teve compromisso com a sociedade, com a família ou com o próximo. No artigo a psicóloga concorda com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. A nossa sociedade corrompida define um como mocinho e o outro como bandido, quando na verdade os dois são bandidos. Reverenciar um filhinho mimado por pais ausentes e negligentes que nunca assumiu uma responsabilidade sequer na vida é no mínimo insensatez.
A TV A SERVIÇO DE SATANÁS
A TV brasileira e mundial é especialista em forjar heróis e divindades; substituem Jesus Cristo pelo Papai Noel e assim por diante. "Heróis" tupiniquins como Raul Seixas e seu parceiro e grande estelionatário da literatura mundial Paulo Coelho e tantos outros deveriam ser banidos da nossa cultura, radical demais? Você só saberá quando um filho seu se alimentar desta podridão cultural e trouxer estas mentiras para sua vida, morrendo prematuramente por usar drogas ou contrair doenças sexuais. Por incrível que pareça até a “inocente” Kelly Key, a “songamonga” dos adolescentes também tem seu papel no associativismo com a decadência moral, intelectual e ética do país, quando em uma das suas letras faz apologia a pedofília, quem não acredita é só prestar atenção na letra de Baba Baby. O misticismo de Zé Ramalho, a apologia a prostituição e fornicação de um degenerado como o dublê de cantor Latino são falsas idéias de liberdade, hipocrisia moral e social, e combustível terrível para formarmos uma juventude de desviados mentais, incultos, bestiais e consumidores vorazes de lixo. E sem essa de licença poética ou do "vale tudo" pra ser famoso, todos serão confrontados e prestarão contas de si mesmo diz a palavra. È de dar pena quando os desavisados não reconhecem que Satanás está por trás deste mundo de valores deturpados, de crendices, de idolatria e mentiras, deste estrago, muitas vezes irreversível, provocado nas bases da nossa sociedade, na família e na vida das pessoas.
sábado, 5 de dezembro de 2009
NOSSA IGREJA S/A
“Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se a fábulas.” 2 Tm 4:2-3
Estou cansado! Não imaginava que o ser humano - e “evangélico” - poderia ser tão cruel, oportunista, descarado, cara de pau e artista. Esses pseudopastores, falsos profetas, verdadeiros Simão “o mágico”, curandeiros do inferno, que chegam falando manso, armando sua tenda na cidade, usurpando o Reino, seqüestrando a fé das pessoas e enriquecendo ás custas do suor alheio; Responda-me! Pois eu não consigo entender; A Palavra de Deus é dura, justa e implacável com os ladrões da alma, os dissimuladores da graça e com os aniquiladores do sacrifício de Jesus na cruz; Será que eles não pensam nas conseqüências? Será que eles não conhecem a justiça divina? Será que eles não temem o peso da mão de Deus sobre suas vidas? Não creio que sejam tão imprudentes ou ignorantes para desafiar a lei e achar que tudo ficará por isso mesmo!
Será que eles pensam que estão fazendo a coisa certa? Olha irmãos! Vamos simular aqui um milagre em nome de Jesus, de mentirinha mesmo, mas com uma boa intenção, de repente com essa estratégia conseguiremos um testemunho ou outro que possa arregimentar novos crentes! Aumentar o número de membros, fazê-los crer que Deus existe e opera milagres a qualquer custo.
Se nos acusarem de estelionatários do evangelho, tudo bem! A causa é nobre, o Edir fez o que fez e está aí, vivo e rico pra contar a história. Pastor "tumor de farinha" o senhor disse, se referindo a Edir Macedo: Sou seu fã, e eu pergunto fã? Fã idolatra alguém não? Essa foi a primeira besteira que disse! Olha, doe, seja liberal! Traga sua oferta á casa de Deus, coloque Deus contra a parede e você verá as bênçãos do Senhor recair sob sua vida! Fábulas, mágicas, truques, engodos e fantasias.
Deus cura! Deus sara! Deus faz prosperar! Deus revela! Deus dá o livramento! Deus é um Deus de misericórdia; creio e confio nas escrituras sagradas, neste caso, especificamente acerca do que Deus pode fazer, do que Ele é capaz de realizar em nossas vidas; mas esses canalhas não falam a verdade, pois A VERDADE NÃO OS INTERESSA, Deus cura quem Ele quiser, sara quem Ele desejar, prospera quem Ele achar conveniente e NO TEMPO DETERMINADO POR ELE. Mas todas essas bênçãos, esses milagres não podem nos afastar daquilo que entendemos ser o maior milagre da vida que é a SALVAÇÃO PARA A VIDA ETERNA!
Cretinos! Vocês não tem coragem de simplesmente pregar a palavra de Deus e confiar nos seus desígnios, nos ensinamentos de Jesus e na boa nova para os cansados e oprimidos; chega! Basta! Não precisamos dessa teologia barata da prosperidade, de curas mentirosas, doenças fajutas! Revelações da carne! Profecias do capeta! Chega de dizer, de determinar o que Deus tem que fazer. Sou corajoso e sincero o suficiente pra dizer a quem precisar ouvir que Jesus não vai curar todo mundo, que há propósitos, planos de Deus para cada vida, e os dons são dispensados a cada um como convém ao Senhor; chegam de línguas “muito” estranhas que atrapalham o entendimento da palavra, ilusionistas do templo da graça e da vida; queremos entender e nos fazer entender. As bênçãos vêem até nós por intermédio daquele que derramou seu sangue pela humanidade, faça por onde e pare de correr atrás do Espírito Santo. Sua cobiça poderá cegar o seu entendimento!
“Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Mt 24:24.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
A DOR, AS PALAVRAS E O TEMPO
Por: Neto Vilhena
Dor! Combustível muitas vezes imprescindível e generoso na arte de juntar as palavras e torná-las vivas. O sentido não pode ficar sem sentido, razão pela qual os cuidados devem se resumir em não deixar a criação dominar e sobrepujar o criador. Brincamos com as palavras, inventamos textos, reinventamos frases, escondemos e revelamos sentimentos, parece que o coração é quem controla as teclas quando escrevemos. Mas e a razão? Ah! Essa é tão enganosa quanto o coração, é fria e está atenta á tudo, singularidades em cada ser que sente o incômodo de não compartilhar, essa frustração confesso que não tenho. As maravilhas do criar, expor, escrever ou descrever não pára por aí; a luz e o firmamento foram criados por uma palavra proferida por Deus, seu poder (da palavra) continua nos dias atuais, elas ainda inquietam, projetam, constrangem, manipulam, entristecem, espiritualizam e revigoram; elas dizem, contam algumas experiências, se perdem muitas vezes nas reticências do tempo e permitem vírgulas na vida, minhas palavras! Elas podem ser copiadas, editadas, deturpadas, destruídas ou reconstruídas, não me importo, fiquem á vontade! Seus direitos estão reservados apenas ao meu coração e ás minhas memórias. Com a palavra: Minha vida! Ao tempo: O tempo que me resta. Viva o caminho!
Cada dia mais feliz em Cristo!
domingo, 29 de novembro de 2009
TEOLOGIA DA PROSPERIDADE (PARTE 1)*reprodução
Por: Ariovaldo Ramos
Quando, na década de 80, a teologia da prosperidade chegou ao Brasil, ela veio como uma nova tese sobre a fé, prometia o céu aqui para o que tivesse certo tipo de fé. As promessas eram as mais mirabolantes: garantia de saúde a toda prova, riqueza, carros maravilhosos, salários altíssimos, posições de liderança, prosperidade ampla, geral e irrestrita. Lembro-me de, nessa época, ter ouvido de um ferrenho seguidor dessa teologia que, quem tivesse fé poderia, inclusive, negociar com Deus a data de sua morte, afirmava que, na nova condição de fé em que se encontrava, Deus teria de negociar com ele a data de sua partida para mundo dos que aguardam a ressurreição do corpo. Estamos, há cerca de vinte anos convivendo com isso, talvez, por isso, a grande pergunta sobre essa teologia seja: Como têm conseguido permanecer por tanto tempo? A tentação é responder a questão com uma sonora declaração sobre a veracidade desta proposição, ou seja, permanece porque é verdade, quem tem fé tem tudo isso e muito mais. Entretanto, quando se faz uma pesquisa, por mais elementar, o que se constata é que as promessas da teologia da prosperidade não se cumpriram, e, de fato, nem o poderiam, quando as regras da exegese e da hermenêutica são respeitadas, percebe-se: não há respaldo bíblico. Então qual a razão para essa longevidade?
Em primeiro lugar, a vida longa se sustenta pela criatividade, os pregadores dessa mensagem estão sempre se reinventando, bem fez um de seus mais expoentes pregadores quando passou a chamar seu programa de TV de “Show da Fé”, de fato é um espetáculo ás custas da boa fé do povo. Mesmo os mais discretos estão sempre expondo o povo, em alguns casos, quando mais simplório melhor, em outros, quanto mais bonita, e note-se o feminino, melhor. Além disso, é uma sucessão de invencionices: um dia é passar pela porta x, outro é tocar a trombeta y, ou empunhar a espada z, ou cobrir-se do manto x, e, por aí vai. Isso sem contar o sem número de amuletos ungidos, de águas fluidificadas e de bênçãos especiais. Suas igrejas são verdadeiros movimentos de massa, dirigidos por “pop stars” que tornam amadores os mais respeitados animadores de auditório da TV brasileira.
TEOLOGIA DA PROSPERIDADE (PARTE 2)*reprodução
Por: Ariovaldo Ramos
Em segundo lugar, a vida longa se mantém pela penitência; os pregadores dessa panacéia descobriram que o povo gosta de pagar pelos benefícios que recebe, algo como “não dever nada a ninguém”, fruto da cultura de penitência amplamente disseminada na igreja romana medieval, aliás, grande causadora da reforma protestante. Tudo nessas igrejas é pago. Ainda que cada movimento financeiro seja chamado de oferta, trata-se, na prática, de pagamento pela benção. Deus foi transformado num gordo e avaro banqueiro que está pronto a repartir as suas benesses para quem pagar bem, assim, o fiel é aquele que paga e o faz pela fé; a oferta, nessas comunidades, é a única prova de fé que alguém pode apresentar. Na idade média, como até hoje, entre os romanos, Deus podia ser pago com sacrifícios, tais como: carregar a cruz por um longo caminho num arremedo da via “crucis”, ou subir de joelhos um número absurdo de degraus, ou, em último caso, acender uma velinha qualquer, não é preciso dizer que a maioria escolhe a vela. Mas, isso é no romanismo! Quem quer prosperidade, cura, promoções, carrões e outros beneplácitos similares têm de pagar em moeda corrente, afinal, dinheiro chama dinheiro, diz a crença popular. E tem de pagar antes de receber e, se não receber não pode reclamar, porque Deus sabe o que faz e, se não liberou a bênção é porque não recebeu o suficiente ou não encontrou a fé meritória. Esses pregadores têm o consumidor ideal.
Em terceiro lugar são longevos porque justificam o capitalismo, embora, segundo Weber, o capitalismo seja fruto da ética protestante, (aliás, a bem da verdade é preciso que se diga que o capitalismo descrito por Max Weber em seu livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo” não é, nem de longe, o praticado hoje, que se sustenta no consumismo, enquanto aquele se erguia da poupança, além disso, como sociólogo, Weber tirou uma foto, não fez um filme, suas teses se circunscrevem a sua época e nada mais) a fé, de modo geral, evangélica nunca se deu bem com a riqueza. A chegada, porém, dessa teologia mudou o quadro, o capital está, finalmente, justificado, foi promovido de grilhão que manieta a fé em troféu da mesma. Antes, o que se assenhoreava do capital tornava-se o avaro acumulador egoísta, agora, nessa tese, é o protótipo do ser humano de fé. Antes, o que corria atrás dos bens materiais era um mundano, hoje, para esses palradores, é o que busca o cumprimento das promessas celestiais. Juntamente com o capitalismo, essa mensagem justifica o individualismo, a bênção é para o que tem fé, ela é inalienável e intransferível. Eu soube de uma igreja dessas que, num rasgo de coerência, proibiu qualquer socorro social na comunidade para não premiar os que não têm fé. Assim, quem tem fé tem tudo quem não tem fé não tem nada. Antes, ter fé em Cristo colocava o sujeito na estrada da solidariedade, hoje, nesse tipo de pregação, o coloca no barranco da arrogância. Toda “esperteza” está justificada e incentivada. Não é de estranhar que ética seja um artigo em falta na vida e no “shopping center” de fé desses “ministros”.
TEOLOGIA DA PROSPERIDADE (PARTE 3)*reprodução
Por: Ariovaldo Ramos
Mas, o que isso tudo tem gerado, de verdade? Decepção, fragorosa decepção é tudo o que está sobrando no frigir dos ovos. As bênçãos mirabolantes não vieram porque Deus nunca as prometeu, e Deus não pode ser manipulado. O sucesso e a riqueza que, porventura, vieram foram mais fruto de manobras “espertalhonas”, para dizer o mínimo, do que resultado de fé. Aliás, para muitos foi ficando claro que o que chamavam de fé, nada mais era do que a ganância que cega, o antigo conto do vigário foi substituído pelo conto do pastor. Gente houve que ficou doente, mas, escondeu; perdeu o emprego, mas, mentiu; acreditou ter recebido a cura, encerrou o tratamento médico e morreu. Um bocado de gente tentando salvar as aparências, tentando defender os seus lideres de suas próprias mentiras e deslizes éticos e morais; um mundo marcado pela esquizofrenia. O individualismo acabou por gerar frieza, solidão e, principalmente, perda de identidade, porque a gente só se torna em comunidade. Tudo isso acontecendo enquanto muitos fiéis observavam o contraste entre si e seus pastores, eles sendo alcançados pela perda de bens, pela angústia de uma fé inoperante, pela perda de entes queridos que julgavam absolutamente curados e os pastores enriquecendo, melhorando sensivelmente o padrão de vida, adquirindo patrimônio digno de nota, sendo contado entre o “jet set”, virando artistas de TV, tudo em nome de um evangelho que diziam ter de ser pregado e que suas novas e portentosas posses avalizavam.
E onde estão estes decepcionados? E para onde estão indo os seus pares? Muitos estão, literalmente, por aí, perderam aquela fé, mas não acharam a que os apóstolos e profetas da escritura judaico-cristã anunciaram; ouviram o nome Cristo, mas não o encontraram e pararam de procurar. Talvez, estejam perdidos para evangelho; para sempre. Outros, no meio de tudo isso foram achados por Cristo e estão procurando pelo lugar onde ele se encontra. Para os primeiros não há muito que fazer a não ser interceder diante do Eterno, para que se apiede dos que foram vergonhosamente enganados; para os que estão a procura, entretanto, é preciso desenvolver uma pastoral. Eles não estão chegando como chegam os que estão em processo de reconhecimento de Deus e do seu Cristo. Estão batendo às portas das comunidades que julgam sérias com a Bíblia a procura de cura para a sua fé, para a sua forma de ser crente, para a sua esperança de salvação, para a sua falta de comunidade e para a sua confusão doutrinária. Precisam, finalmente, ver a Jesus Cristo e a si mesmos; precisam, em meio a tanta desinformação encontrar o ensino, em meio a tanto engano recuperar a esperança. Necessitam de comunidade e de identidade, de abraço e de paciência, de paz e de alento, de fraternidade e de exemplo, de doutrina e de vida abundante. Quem quer que há de recebê-los terá de preparar-se para tanto, mesmo porque, ainda que certos da confusão a que foram expostos, a cultura que trazem é a única que têm e, nos momentos de crise, de qualquer natureza, será a partir desta que reagirão, até que o discipulado bíblico construa, com o tempo, uma nova e saudável cultura.
Hoje, para além de tudo o que encerra a sua missão, a Igreja tem de corrigir os erros que, em seu nome, e, em muitos casos, sob a sua silenciosa conivência, foram e, ainda, estão sendo cometidos.
Postagem original: Púlpito Cristão em 17.11.2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
MEU VELHO, MEU AMIGO!
Por: Neto Vilhena
Birro, este é o apelido do meu avô. Nascido em 1899, dono de armazém, figura carismática, engraçada por natureza e bem humorada graças a Deus. Pessoa respeitada e apreciada por todos; com o passar dos anos, após um acidente doméstico ficou com a audição comprometida. Infelizmente depois de adulto tive pouco contato com ele, porém minhas lembranças da infância ao seu lado ainda permanecem vivas na memória, aprendi muitas lições com este velho, umas delas é manter o bom humor na vida e ver as coisas com um olhar singelo e puro.
Apesar deste mundo moderno tentar me manter sempre ocupado, ranzinza e mal humorado, ainda experimento alguns surtos de meninice, do bom humor e rebeldia ao sistema convecional; sou moleque, sou uma criança de 42 anos, me nego a crescer e me tornar um idiota; o empresário dono da empresa tal, doutor fulano, pai austero, carrancudo, que não ri de mais nada, me nego mesmo! Basta! Hoje tento rebuscar essa sutileza nas relações, essa gentileza e simplicidade que nos fazem seres realmente humanos e que o meu lindo avô sabia expressar e viver como ninguém.
A vida está cheia de ciladas, e sabemos quem as arma, mas isso é outra história, a verdade é que diante de tanta praga hightech, violência e intolerância; somos obrigados a “fugir da mídia” de vez em quando, sem falar nas doenças, nos programas de TV como o SuperPop e Domingão do Faustão, Brasil Telecom callcenter, saudade da ex-namorada, música sertaneja e tsunamis. Independente de tudo isso a vida é boa, viva! Já dizia o bom e velho Belmiro. Mas como todo ser humano tem um defeito grave meu avô tinha o seu! Esse excepcional ponta esquerda, que driblaba tanto, a ponto de sentar na bola e rir do seu marcardor que ficava zonzo, Era sãopaulino roxo, aliás, branco, vermelho e preto.
Uma das coisas que me lembro e me faz rir até hoje era a maneira dele encarar a morte (dos outros, é claro!) alguém era encarregado de lhe dar a triste notícia, com todo cuidado o mensageiro dizia: Seu Birro! Fulano morreu! Ele, consternado por alguns segundos, abaixava sua cabeça e em seguida com um sorriso maroto respondia: Morreu? Mas... antes ele do que eu! Esse era meu querido avô, divertido e feliz, embora, enquanto vivo, não me convenceu totalmente da sua surdez, me pareceu por muito tempo uma estratégia sua para “não ouvir” as broncas da vovó! Sim, ele era capaz disso! Que Deus o tenha.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
EU NÃO CAIBO NESTE MUNDO
Por: Neto Vilhena
A garota do blog quer ir embora
Será que toda bagagem irá também?
Os arquivos pessoais, pensamentos e momentos, os tratos feitos e desfeitos, sua estranheza, as palavras que cortaram como navalha ou os fatos banais, como colocar tudo isso na mala?
Não podemos ir e deixar uma parte de nós para trás!
Como ela conseguirá levar pra outro lugar todos estes anos?
Todas estas marcas?
Como é possível fazer isso?
Reconfigurar o sistema?
Entrar na máquina do tempo?
Suprimir, rebelar-se, deletar tudo?
Você quer algo novo sem finalizar os primeiros projetos?
Você quer um lugar novo sem olhar para o seu coração?
Quer saber o que é certo sem buscar seus erros?
Um outro amor sem reorganizar suas memórias e sentimentos?
Reaprenda a andar, caminhar, chorar
Viaje ao jardim da infância
Sinta novamente aquela alegria pura e ingênua
Grite, cante, brinque, liberte-se!
Nós nos permitimos ser o retrato daquilo que pensam de nós
Abandonamos nossos conceitos, princípios e desejos
Para simplesmente nos retratar, nos reportar, nos adequar
Precisamos dos amigos que sumiram e daqueles que ainda não chegaram
Das confusões do intervalo do colégio
Dos cadernos rabiscados, cheios de “I Love You”
Da fogueira e do violão nos acampamentos
Cada lágrima que cai traz vigor ás dúvidas,
Quero fugir e ficar só! Mas não consigo!
Minha sombra e meu espelho me acompanham
Onde me perdi de mim mesmo?
Como abandonei a estrada?
Qual curva eu derrapei?
Qual o momento exato da ruptura do real com tudo que sonhei?
Corro pra longe, e cada vez mais, fico próximo daquilo que me faz correr!
sábado, 21 de novembro de 2009
EM OBRAS, DESCULPE O TRANSTORNO!
Por Neto Vilhena
Em Jeremias: 18 Deus já fazia menção a obra, a construção ou a reconstrução do homem. O ser humano precisa a todo o momento de uma reforma, precisa construir ou reconstruir algo “Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”, é impressionante como ficamos impacientes quando sentimos que não estamos edificando nada e sim vivendo a vida de alguma forma ou “levando do jeito que Deus quer”, tenho um amigo que fez pelo menos oito reformas em sua casa, e pasmem! Ainda não terminou! Historicamente o homem sente o vazio de nunca estar completo, terminado ou consumado! Nada está totalmente acabado ou o satisfaz plenamente.
Sair dos escombros provocados pela guerra interior, brotar, renascer do fracasso, emergir do caos pessoal, passar pelas intempéries deste mundo hostil não é uma experiência muita agradável, apesar de necessária. Toda mudança provoca “reações adversas” de acordo com o seu projeto; alguns sofrem "abalos sísmicos" que danificam a estrutura, toda aquela engenharia que sustenta os pilares invariavelmente fica comprometida. Como resultado disso o reparo, a restauração, a reconstrução exige mais esforço, mais dedicação, planejamento e dor. Apesar de vivermos num mundo transitório e rotativo não nos acostumamos com a idéia da renovação pura e simples, temos que inventar desculpas para não nos adaptarmos. O renovo que Deus promete aos seus eleitos vai além de tudo que pensamos ou imaginamos, Ele vem para revolucionar o meu e o seu existir, pensar e agir. Em razão disso, como somos “seres em construção” devemos ser tolerantes e não julgar as ações controversas de algumas pessoas em determinados momentos. Devemos exortar e muitas vezes corrigir os irmãos, mas tudo há seu tempo e de forma pacífica e respeitosa. Não podemos impor Cristo “Eis que, estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo” AP:3-20.
Em Jeremias: 18 Deus já fazia menção a obra, a construção ou a reconstrução do homem. O ser humano precisa a todo o momento de uma reforma, precisa construir ou reconstruir algo “Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”, é impressionante como ficamos impacientes quando sentimos que não estamos edificando nada e sim vivendo a vida de alguma forma ou “levando do jeito que Deus quer”, tenho um amigo que fez pelo menos oito reformas em sua casa, e pasmem! Ainda não terminou! Historicamente o homem sente o vazio de nunca estar completo, terminado ou consumado! Nada está totalmente acabado ou o satisfaz plenamente.
Sair dos escombros provocados pela guerra interior, brotar, renascer do fracasso, emergir do caos pessoal, passar pelas intempéries deste mundo hostil não é uma experiência muita agradável, apesar de necessária. Toda mudança provoca “reações adversas” de acordo com o seu projeto; alguns sofrem "abalos sísmicos" que danificam a estrutura, toda aquela engenharia que sustenta os pilares invariavelmente fica comprometida. Como resultado disso o reparo, a restauração, a reconstrução exige mais esforço, mais dedicação, planejamento e dor. Apesar de vivermos num mundo transitório e rotativo não nos acostumamos com a idéia da renovação pura e simples, temos que inventar desculpas para não nos adaptarmos. O renovo que Deus promete aos seus eleitos vai além de tudo que pensamos ou imaginamos, Ele vem para revolucionar o meu e o seu existir, pensar e agir. Em razão disso, como somos “seres em construção” devemos ser tolerantes e não julgar as ações controversas de algumas pessoas em determinados momentos. Devemos exortar e muitas vezes corrigir os irmãos, mas tudo há seu tempo e de forma pacífica e respeitosa. Não podemos impor Cristo “Eis que, estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo” AP:3-20.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
O ASTRO QUE ACEITOU A LUZ
Por Neto Vilhena
Entre outras maravilhas que Deus opera no ser humano a partir do renascimento em Cristo é sem dúvida a alegria que sentimos no coração quando alguém se converte; é uma sensação que somente o que anda no caminho do Senhor Jesus tem o privilégio de experimentar, de descrever ou tentar descrever, é uma felicidade ímpar. A última experiência que tive neste sentido foi o batismo de um amigo. Na noite que antecedeu o seu batismo nas águas não consegui dormir direito, acordei várias vezes, estava com sono e cansado, mas não consegui dormir minhas oito horas de sono. Apesar disso acordei feliz, fui tomado por uma sensação de leveza, uma alegria de festa, de ter motivos para se comemorar, em seguida percebi o que estava acontecendo, lembrei-me do batismo do Valmir e entendi porque estava me sentindo tão bem.
Dias atrás fiquei muito emocionado quando recebi um email do Pastor Hamilton que noticiava a conversão de George Harrison. Eu que fui um beatlemaníaco e ouvi durante muito tempo suas canções me comovi com a matéria, pois conheci um pouco da história deste astro da música pop mundial e sabia que George buscava algo muito mais profundo na vida, algo que fosse além dos seus solos de guitarra, algo maior que suas canções, dinheiro e fama, algo que transcendesse seu próprio entendimento. George Harrison enveredou- se pelo mundo das drogas, “viajou sem sair do lugar” e não chegou a lugar nenhum, buscou profetas, gurus e por fim refugiou-se em seu castelo. Após sua morte um grande amigo seu – e muito conhecido dos brasileiros – Emerson Fittipaldi revelou numa declaração á imprensa que Harrison havia aceitado Jesus, o artigo diz: “Muito emocionado, Emerson Fittipaldi contou que esteve em agosto com George Harrison, quando a doença já estava em estado adiantado. Fiquei três dias em Lugarno, na Suíça com George e sua esposa Olívia, e conversamos muito. Quando eu cheguei senti que ele estava bastante abatido. Aos poucos foi se animando e no último dia ele não queria me deixar ir embora. Mostrou várias músicas novas que estava gravando em um novo CD. Muitas delas falavam de Cristo, o que me deixou muito contente em saber que George aceitou Cristo em seu coração, acreditando na vida eterna” , Glórias a Deus por isso! Talvez você que acessou este blog a procura de alguma coisa, talvez navegando pela internet atrás de dar um sentido para sua vida, acredite! Você pode andar em várias direções, buscar em todos os lugares, priorizar família, emprego, vida social em detrimento de Jesus, mas saiba que Ele te ama e espera pacientemente que você se volte pra Ele e diga: sim Jesus, eu quero te conhecer!
Entre outras maravilhas que Deus opera no ser humano a partir do renascimento em Cristo é sem dúvida a alegria que sentimos no coração quando alguém se converte; é uma sensação que somente o que anda no caminho do Senhor Jesus tem o privilégio de experimentar, de descrever ou tentar descrever, é uma felicidade ímpar. A última experiência que tive neste sentido foi o batismo de um amigo. Na noite que antecedeu o seu batismo nas águas não consegui dormir direito, acordei várias vezes, estava com sono e cansado, mas não consegui dormir minhas oito horas de sono. Apesar disso acordei feliz, fui tomado por uma sensação de leveza, uma alegria de festa, de ter motivos para se comemorar, em seguida percebi o que estava acontecendo, lembrei-me do batismo do Valmir e entendi porque estava me sentindo tão bem.
Dias atrás fiquei muito emocionado quando recebi um email do Pastor Hamilton que noticiava a conversão de George Harrison. Eu que fui um beatlemaníaco e ouvi durante muito tempo suas canções me comovi com a matéria, pois conheci um pouco da história deste astro da música pop mundial e sabia que George buscava algo muito mais profundo na vida, algo que fosse além dos seus solos de guitarra, algo maior que suas canções, dinheiro e fama, algo que transcendesse seu próprio entendimento. George Harrison enveredou- se pelo mundo das drogas, “viajou sem sair do lugar” e não chegou a lugar nenhum, buscou profetas, gurus e por fim refugiou-se em seu castelo. Após sua morte um grande amigo seu – e muito conhecido dos brasileiros – Emerson Fittipaldi revelou numa declaração á imprensa que Harrison havia aceitado Jesus, o artigo diz: “Muito emocionado, Emerson Fittipaldi contou que esteve em agosto com George Harrison, quando a doença já estava em estado adiantado. Fiquei três dias em Lugarno, na Suíça com George e sua esposa Olívia, e conversamos muito. Quando eu cheguei senti que ele estava bastante abatido. Aos poucos foi se animando e no último dia ele não queria me deixar ir embora. Mostrou várias músicas novas que estava gravando em um novo CD. Muitas delas falavam de Cristo, o que me deixou muito contente em saber que George aceitou Cristo em seu coração, acreditando na vida eterna” , Glórias a Deus por isso! Talvez você que acessou este blog a procura de alguma coisa, talvez navegando pela internet atrás de dar um sentido para sua vida, acredite! Você pode andar em várias direções, buscar em todos os lugares, priorizar família, emprego, vida social em detrimento de Jesus, mas saiba que Ele te ama e espera pacientemente que você se volte pra Ele e diga: sim Jesus, eu quero te conhecer!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
PSEUDOPOEMALIVRE
Não sei se é a lentidão do meu cérebro
ou as aulas que gazeei na oitava série!
Sinto uma dificuldade enorme em traçar uma idéia, uma linha.
Escrever poemas, descrever sentimentos,
problemas de acentuação, afeição! Talvez!
Indrisos, poetrix, trova, haicai e rondel, "quequé" isso? é de comer?
Retrato do avesso, do abstrato, o simples fato é que não conheço a métrica, a estrutura poética, terceto ou dueto. Pra mim ou para mim isso tudo é uma piada, não sei mesmo! É uma frustração; me desculpem os poetas, a ralé e o Patativa do Assaré! Faltam técnica, gramática e concordância, falta talento mesmo! Sem falar no uso excessivo da exclamação! Tá vendo?! Viu?! Um vício!
Nunca quis ser o maioral, mas queria ao menos expressar meus sentimentos, dizer minhas vontades, emaranhar meus pensamentos!
Nulos e abstratos, sei lá, realidade ou não, meus retratos!
Meus; inteiramente meus!
Espaço sideral?
Disco voador?
É pra acabar!
Nem dá pra rimar! Mas faz sucesso!
Infinito e maldito! Maldita tristeza e confusão sem fim,
jornal de papel, carretel de linha e retidão.
O pensar, o reparar ou o “letrar”,
morbidez, intrepidez, desatenção.
A moça magrela banida ou bandida, solução? Talvez não.
Despojos, dez povos, desnudos, contudo assombração!
Murmúrio, Inquietação e manipulação, fé em mim, em si, em nada
Falta algo? Tudo.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
DUALIDADE
A morte da vida
O choro e a alegria
A mocidade na velhice
O amor versus o ódio
A condenação do salvo
O rico e o pobre
O intelectual desprovido
A bandeira da abstinência
O existir e o resistir
A faca e a fé cega
O vinho e mais lágrimas
O começo e o martírio do fim
O exposto e o segredo
A generosidade da crueldade
O lírio e a brasa
O bravo e o inócuo
O perfume da dor
A lua e os planetas
O silêncio dos gemidos
A culpa da inocência
A tristeza e a abastança
A música do barulho
A estrada do comodismo
A esperança e o conformismo
O sábio sem obras
À luz do abismo
A loucura da lucidez
A queda e a cura
Você e quem eu quero que você seja
Eu e tudo o que você não viu em mim
Meus caminhos, suas histórias, um atalho, uma mentira! E fim.
Por: Neto Vilhena
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
TODA COR
Todas as cores do mundo
Aquareladas no seu dia
Todas as dores do mundo
Todas as coisas da vida
Toda dor, quanta dor!
Misturamos as cores
Pintamos valores
Fazemos o mundo cinza
Nossa vergonha vermelha
Um sorriso amarelo
A nuvem branca faz cenário
Pra lua prateada que vem
Rasgando os céus, entre os véus
Mesmo sem o seu perdão
Sem o seu calor!
Quando a coisa está preta
O azul celeste do céu nos cobre
Pincelamos nossos sonhos
Ilustramos nossa alma
Morremos de amor!
E o amor, traz medos e desejos
Nos traz a alma e sempre acalma
Seu sorriso, minha linda
Toda minha, linda flor!
Há todo tempo, há muito tempo
Temo sim, ficar assim,
Sem o seu amor
Pena que o amor tem a cor
E também o sabor da dor!
Mas o colorido vem me resgatar
Vem provar que tudo provém do amor
Vem dizer que assim como toda cor
Vem do verde, do amarelo e do azul
De tudo que é puro e belo
Vem o seu amor.
Por: Neto Vilhena
sábado, 7 de novembro de 2009
SALMO CENTO E CINQUENTA E UM
Blinda-me Senhor, contra os corações doentes e insensatos,
Contra toda maldade e ingratidão;
Blinda-me Senhor da covardia dos incrédulos,
De toda espécie de cativeiro Senhor!
Blinda-me contra todos aqueles que não honraram meu afeto,
Sim Deus, blinda-me contra as loucuras desse mundo ausente de tolerância;
Blinda-me contra toda fonte de impureza espiritual, moral e mental,
Afasta de mim Senhor todos os meus inimigos e amigos que insistem em permanecer mortos;
Pai de misericórdia, de amor e bondade; Deus soberano que nos ampara, nos sustém e abriga, tenha compaixão de mim Senhor! Revela-me seu doce Espírito Santo nos meus dias de angústia e dor;
Oh Pai, cumpra sua vontade em minha vida, me exalte Senhor diante daqueles que estão querendo a minha derrota;
Sim Pai blinda-me! Livra-me de tudo aquilo que me afasta da tua presença e me proteja sempre, sempre e sempre, em nome de Cristo Jesus, amém.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
PEQUENO MILAGRE
As mãozinhas tão pequenas, capazes de levar um toque de bondade a cada lugar.
Os olhinhos curiosos a cada descoberta feita.
A boquinha delicada que balbucia novas palavras a cada dia. Missiquito (mosquito), xikeite (skate), cigaua (cigarra), boeta (borboleta), barúiu de fógusus (barulho de fógos), tamonha (pamonha), pissiá (passear), copo bombeo (corpo de bombeiro), subi sicada (subir a escada), pega bangueua (pegar a mangueira), pagá fogo (apagar o fogo), Zeeezus Crito (Jesus Cristo).
ENTENDEU? NEM EU! QUE SENSAÇÃO MAIS GOSTOSA VER MEU FILHO DIZENDO COISAS SIMPLES E INFANTIS, QUE SENSAÇÃO GOSTOSA! JESUS DISSE QUE PRECISAMOS SER CRIANÇA PARA VER O REINO DE DEUS, E O HENRIQUE ME AJUDA A ENTENDER ISSO.
O rostinho de anjo, as covinhas tímidas no sorriso mais puro que alguém pode ver, a inocência transparecida nos gestos simples.
O que mais eu poderia admirar?!
Deus simplesmente provou que o milagre do amor, da tolerância, da compreensão e do perdão podem ser encontrados em forma de outro pequeno milagre. Meu filho!
Por: Neto Vilhena e Paula Karolinne
O QUE VOCÊ SENTE POR MIM?
terça-feira, 3 de novembro de 2009
MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL
Durante a gravidez descobrimos que é mais fácil escolher nome de menina do que de menino, como sabiámos que nosso bebê seria menino, lá fomos nós a procura de um nome, que de antemão não queríamos que fosse bíblico, índio, americanizado e nem composto. Decidi fazer uma lista com os prováveis e (de brincadeira) os improváveis, se bem que teve gente que gostou dos nomes surreais que eu havia inventado, prova de que gosto não se discute, até mesmo os duvidosos...rsss, mas saímos em missão e após analisarmos mais profundamente, escolhemos HENRIQUE, reparem que é o último nome da 2ª lista. Divirtam-se e aproveitem algumas sugestões de nome para o seu filho, rsss.
* BABY NAMES I ( THE MISSION)
EDUARDO THÉO TÉO YVES IAGO ELVIS FÁBIO ERIN MARCEL ANDREAS MARCELO LENON JACQUES TARSO DAN ALEC LUKA ENZO CARLO TORQUATO ALFREDINHO JÃONÃOMAMÃE CRISTIAN TRISTAN CRISTIANO RHAVANAZO VINÍCIUS
* BABY NAMES II (THE MISSION TO BE CONTINUED….)
CAMIRÔNIMO GREGÓRIO JEROMILA POMPEU JR. MATHIAS CRIS ÉRICO IAN IRVING DIEGO ALEMÃO
THIAGO GUILHERME LAURO RICO ABEL YURI ZEZINNÃOMAMÃE AUGUSTO ANDRÉ ALAN HENRIQUE
* BABY NAMES III (TOTAL DESPERATION...)
KEVIN JOHNTEX AUGUSTO NICOLAS ANDRÉ ADRIAN ALÉXIS ALVIN BRANDON BRÉDIPITISON
RONALDINHO GAÚCHO FABIAN FERNANDO NOAH ZAC RENAN ELIAN ETHAN DERBYAZUL DAVI JHAMMELPETY JACOB CORINTHIAN GYBÓYA FREDDYE KRUGGER
sábado, 31 de outubro de 2009
SALMO DE OUTUBRO
POR: NETO VILHENA
Á um amigo e irmão em Cristo Jesus.
Meu Deus! Sinto agora um desgosto invadindo meu coração, vivo momentos de felicidade e não uma vida plenamente feliz. Isso parece fazer parte da rotina de muitas pessoas; sempre buscando respostas para, como por exemplo, dias em que se é invadido por uma tristeza desmotivada, aperto no peito sem razão. Oh Senhor de onde vem essa agonia? Agonia de alguém que possui tudo, que conquistou e venceu na vida. Sinto admitir que por muitas vezes fui inundado por esse sentimento tão terrível que permeia minha alma neste instante. Diga meu Deus o que faço agora? Como será daqui para frente? Onde fica o começo do recomeço? Tenho resgatado almas em seu nome, me chamaste em socorro a um servo teu, que andava pelo vale da sombra da morte! O Senhor o levantou, ele está bem neste momento e apesar de não me ter dito, sinto sua gratidão. Tenho pregado tua palavra, orado em favor dos mais humildes, tenho me preocupado com a sua Igreja, Senhor qual é a direção? Deus meu, clamo a ti! Revela-me a tua vontade e eu a cumprirei! Em nome de Cristo Jesus a quem me reporto, me dirijo e me oriento, a quem meu coração se compraz todos os dias, Pai de misericórdia, de bondade, amor e paz, afasta-me Senhor daqueles que em vão tentam me afastar de ti, daqueles que não semeiam e tentam ceifar o bem, livra-me Deus de todo espírito de dúvida, desânimo e fraqueza nessa hora. Creio em ti Senhor ontem, hoje e sempre, abençoa a mim e aos meus em nome de Cristo Jesus, Amém.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
PRATO DO DIA (Nada mudou)
“O meu povo perece porque lhe falta conhecimento, OS 4:6”
Por: Neto Vilhena
Não sou dono da verdade absoluta ou do conhecimento, pois somente Deus o é; não tenho pretensão alguma de criticar pessoas, mas sim aquilo que elas estão ou não produzindo para o Reino, sou homem, sou pecador como todos e o meu Senhor sabe por onde tenho andado e o que tenho feito. Em nome de Jesus espero que esse texto sirva de reflexão e alerta para aqueles que pensam que estão quentes, mas como a palavra diz: estão mornos na presença de Deus.
A onda de modismo, kits salvação, chavões e clichês no meio Cristão é impressionante, estamos experimentando a era do “MINISTÉRIO DA NAU DESGOVERNADA” homens e mulheres que se apresentam como sendo embaixadores da Palavra de Deus, e que estão extorquindo os humildes, despedaçando corações esperançosos, lançando famílias inteiras no apocalíptico lago de enxofre; são verdadeiros profetas da mentira, macumbeiros evangélicos, gurus da teologia, ignorantes do Reino, aproveitadores da fé alheia e os conhecidos (sim, ainda existem) mercadores do templo, figuras ilustríssimas, ricas e famosas que usurpam o Reino de Deus para o seu próprio deleite. Nada mudou, sim é verdade! São poucos os que ainda têm compromisso com a verdade (e isso é profético, confira entre tantos outros textos JR 14:13-15 e IS 9:15), como aqueles que pregavam com sinceridade e amor no passado e que eram perseguidos, mortos e chamados de loucos, nada mudou neste aspecto. Os religiosos continuam pregando suas doutrinas e deixando de lado os ensinamentos de Cristo, os empresários da fé continuam vendendo seus produtos, a seita romana insiste em adorar “santos”, uma congregação Cristã se diz detentora do monopólio da salvação e outras negam que Jesus é Deus! Continuam fazendo o jogo de satanás, dizendo que para ser salvo é necessário Jesus e mais alguma coisa, parece sei lá, talvez o Macdonalds, quero o nº 1 (Jesus+fritas+refrigerante). Com o advento da internet passamos a retratar em tempo real a dimensão exata de como nosso mundo está, vemos violência em nome de Deus, pseudo-adoradores que dividem o mesmo palco-altar com idólatras e pastores do diabo que acusam as ovelhas de Jesus de pouca fé, incredulidade, maldição e opressão com o propósito de justificar a cura ou a benção que não veio. Quando será que eles terão coragem de dizer: Irmãos, Deus abençoa sim e cura sim, mas quem Ele quiser, na hora que Ele quiser e se Ele quiser, portanto apenas creiam e perseverem! Precisamos de homens e mulheres que tenham intimidade com o Senhor, que preguem verdadeiramente e que ensinem e estimulem a prática desses ensinamentos aos nossos irmãos.
O tsunami das heresias está nos deixando cegos, fujam dos mercadores da fé, daqueles que vendem produtos “ungidos” como bala ungida, água benta do rio Jordão, toalhinhas que curam, chave da prosperidade, os sete portais da esperança, a passagem sob o manto sagrado, sal grosso pra tirar a “urucubaca” na igreja, intercessão contra mau olhado, energia negativa e inveja, numerologia pentecostal, cartomante do evangelho, curandeiros que detém a exclusividade de Deus, as franquias da pirâmide da prosperidade (“oferta” 100 e recebe 1000). A minha pergunta não é qual será o fim desses “lobos disfarçados”, mas sim o fim daqueles que seguiram e aceitaram essa mentira várias vezes repetida; Deus usará de perdão e misericórdia para com elas? A Palavra diz que o homem é indesculpável (RM 5:13;14), e diz também que devemos buscar o poder de Deus e também instrução na Palavra; Paulo recomenda para examinarmos tudo e reter o bem. Bom, não é hora de deixar de sermos cordeirinhos manipulados por todo vento de doutrina? De ser submissos aos homens? Recentemente vi um vídeo de uma entrevista do programa do Jô em que um conhecido missionário mostrou-se claramente temente a Deus e ao próprio entrevistador. A meu ver o religioso perdeu uma grande oportunidade de falar de Jesus á milhões de pessoas em detrimento das piadinhas humilhantes do gordo herege, suas respostas ficaram apenas na religiosidade, falando sobre estratégias para atrair pessoas aos templos e dos anjos que curam, com a voz embargada falou discretamente de outro líder religioso que por infelicidade carrega o jugo de ser seu “parente”. Diante dessa festa anárquica cristã dos apóstolos, pastores, reverendos, bispos e bispas de deus, eu recomendo colocar na frente dos templos aquelas lousas onde se escreve com giz a comida a ser servida no restaurante, o famoso prato do dia, que tal: “HOJE GRANDE CULTO DE ADORAÇÃO AO SENHOR” “TERÇA-FEIRA DO TRATAMENTO DE CARÁTER” “QUARTA DO PERDÃO, VENHA LIBERAR PERDÃO AOS SEUS OFENSORES” “QUINTA DA MISERICÓRDIA” “SEXTA DA SABEDORIA, PEÇA A DEUS NESTA NOITE SABEDORIA E DISCERNIMENTO” “NÃO PERCAM, SÁBADO DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO PELOS NECESSITADOS” “NESTE DOMINGO DE MANHÃ, ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, VENHA SE INSTRUIR E SE ALIMENTAR DA PALAVRA DE DEUS” “DOMINGO Á NOITE, GRANDE CULTO DA FAMÍLIA VERDADEIRAMENTE CRISTÔ Será que veremos pessoas nesses templos? Ou mesmo pastores para pregarem estas mensagens?
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
VENDO ATRAVÉS DA LÁGRIMA (*reprodução)
O maior propósito de Deus para os seres humanos é que esses o conheçam e o desfrutem para sempre. Nisso consiste a maior felicidade de um homem, contemplá-lo e amá-lo, em razão da perfeição dos seus atributos. Cultuá-lo, por força da visão comovente da sua beleza. Sendo assim, a Bíblia nos ensina que Deus usa o seu governo providencial para nos ensinar teologia. Mediante essa ação soberana, por meio da qual seus planos eternos são cumpridos (o que é chamado em teologia de providência), Deus usa o nosso sofrimento para que tenhamos uma visão da sua beleza que não teríamos de outra forma. É da vontade divina, portanto, que o homem, em muitas ocasiões, em vez de sair em busca de uma causa específica para a sua dor ou um propósito para o seu infortúnio (o que muita vezes é impossível e gera muito stress espiritual), busque investigar atentamente que aspecto das perfeições divinas Deus quer revelar. Deus está sempre falando de si mesmo ao homem.
Publicado por PR ANTÔNIO C. COSTA (http://palavraplenacomunicacoes.blogspot.com)
Extraído do livro: Enquanto o Sonho não Nasce: Por que Deus adia a Realização dos nossos Sonhos?
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
ROMEO, GOD AND JULIET
Por: Neto Vilhena
Sabe quando você vai saber se está fazendo a coisa certa?
Nunca!
Desculpe!
Existem pessoas especiais em nossas vidas, cada uma com uma característica diferente, um toque diferente, um sabor diferente; cada uma com sua tristeza ímpar, com seus medos, encantos e dores. Pessoas com sorrisos sinceros ou até mesmo amarelos, pessoas de carne e osso que erram e acertam; pessoas que buscam o melhor que a vida pode oferecer. Seres que procuram emoções, razões e perfeições onde não há; buscam aquilo que não conseguem encontrar. Tentam em todos os lugares, na vida, em casa, no trabalho, mas tolos! Não conseguem ao menos vislumbrar esse amor que há em você! Que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta e não busca seu próprio interesse, simplesmente procuram Deus dentro delas e não O encontra!
Citação: 1Co 13:5;7
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
O PODER DO MACARRÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Por: Neto Vilhena
Fatos interessantes, inesperados e sem muita importância tem me acometido nos últimos 14 meses, 10 dias, três horas e, bom, tem lá um pouco de importância sim, mas esqueça! O que importa é que sucessivas e profundas mudanças vêm me alcançando neste período, os mais “chegados” sabem do que estou falando. Com as mudanças vem as conseqüências e a maior delas, talvez a mais drástica, excetuando a péssima campanha do timão no Brasileirão é sem dúvida o ostracismo “culinário, cultural e social”, ou seja, a falta dos bons e velhos amigos para degustar apetitosamente meus feitos e efeitos gastronôMICOS, para acentuarem depois: Perfeito! Sublime! Inigualável! Afora as críticas sempre positivas (mas nem sempre honestas) sobrevêm o buraco negro psico-afetivo das reuniões informais que não acontecem mais. Hoje mesmo vi uma amiga passar em frente minha casa e não parar, apressadamente a pessoa (a qual para preservar sua identidade tratarei apenas por ELISA) disfarçadamente passou e não parou, pois ela sabia que eu estava na quinzena da promoção “Pai, quem ama cuida e troca fraldas” Os amigos somem nesse momento! Interessante é que a maioria deles não sabe da sua própria vida no dia seguinte, mas inesperadamente se tornam adivinhos, somem do mapa, pois sentem que você está atolado de coisas pra fazer e precisa de um socorro, alguns minutinhos apenas para cuidar do pequeno infante em meu poder, para agilizar o almoço, correr ao supermercado e comprar leite ou hipoglós, o resultado disso é que hoje fiz um macarrão “A La Netoo” e não apareceu ninguém pra comer, e para minha frustração nem o Henrique gostou! Tudo bem, o Pastor Miltão não apareceu, uma tia mora longe e a outra sumiu, a avó está bebendo guaraná o dia inteiro, um outro amigo (de nome fictício André) foi pra casa dele e não quis saber de nada e a garota do blog está com as mãos trêmulas, riso tenso e bochechas vermelhas, não me pergunte por quê?. Então, sei lá, fica pra próxima uai!
domingo, 11 de outubro de 2009
A QUEDA
Sou um alvo fácil, não ofereço resistência ou perigo algum, pareço aqueles patinhos do tiro ao alvo no parque de diversão; acordo forte, alegre, feliz! Já pela hora do almoço sinto uma certa fragilidade, e por fim, durmo como um cervo rodeado por leões ferozes e famintos, a mercê da sorte, da vontade do inimigo. Covardes! Hipócritas! Sim, sou um alvo fácil, qualquer idiota me derrotaria, qualquer sentimento ou pensamento contrário me afasta do caminho. O bom combatente está em desuso, minha farda está embolorada na gaveta, sou fraco! Sou único! Preciso amar, mas não amo. Preciso de perdão, mas não tenho! Preciso compreensão, mas só há intolerância! Histórias e momentos que não devo e não posso mais me lembrar; pra que serviram então? Quem é você, quem você pensa que é? Cadê você? O que fizeram de você? Fica longe vai, suma! O Diabo vai te consumir pelas entranhas! Não, não é só isso, sou contraditório, médico e louco também, eu assumo! Oh lindinha quanta falta você me faz! Entenda, quantas vezes vou acordar sem você ao lado? Quantas vezes ainda sonharei com você? Quantas vezes terei que cair diante de ti? É, sou fácil, sou um alvo muito fácil!
sábado, 3 de outubro de 2009
O PREÇO
Para que não haja mal maior, minha derrota
Para não ferir ninguém, meu sangue
Para a sua loucura, uma camisa de força em mim
Para o seu regozijo, o aborto dos meus planos
Para o seu deleite, toda minha culpa
Para que o amor não se transforme em ódio, minha fuga
Para sua plena felicidade, minha intensa tristeza
Para que todos tenham vida, minha morte!
Por: Neto Vilhena
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
70% OFF
Pega, leva! É seu! Não aceito devolução, usa, abusa, faz o que você quiser
É barato, é quase de graça! Eu me dou assim pra você, está fácil, nem precisa embrulhar, quer comprar? Livre e desembaraçado de qualquer ônus, autoregulável, me encaixo no seu sistema, adaptável ás suas necessidades. Já vem com seguro, garantia adicional, coisa boa, produto de primeira. Facilito pagamento, pode ser consignado, financiado, não importa, juros zero, sem entrada, sem consulta. Leva... Não estraga, não precisa senha, simples de operar! Flexpower, na caixa, vai, me leva! Sem riscos, sem perguntas. Corra, está acabando a promoção, última unidade! Vai, me compra, mas me faça feliz!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
ÍNTERIM
Mas antes vou escrever pensamentos, dormir, sentir saudades de vocês, pedir orando ao bom Deus. E claro, emagrecer novamente (de novo?!)rir com os amigos que ficaram, ouvir Tom Waits, trocar de ano e de roupa, cortar as unhas, arrumar a casa (duvido!) Ver TV, parar de fumar (consegui), responder meus e-mails, aparar a grama, tomar café na padaria e depois de tudo isso sentir o bouquet e o aroma de um bom vinho. Beijos, Amo vocês e esse meu filhote que não vem! Rrsss.
Neto Vilhena...Janeiro/2009
(Cachoeira da fazenda do Marcão)
domingo, 20 de setembro de 2009
GARBAGE IN GARBAGE
Preciso de ajuda tecnológica e afetiva, rimas desconexas, pré texto, sem texto, muito menos contexto... Garota do blog voltei a escrever!
Preciso ser maior que a dor de não ter...
Sei lá, tudo novo! Ou tudo de novo? Vou colocar o meu blog na rua, pra você acessar a parte do meu cérebro que não pensa, vou restaurar meu sistema pra um pouco antes de 1998 (files protection) Cyber fantaisie! Entendeu ou quer que eu desenhe? Cara! A mente mente!...Hehehehe...que legal! Que sensação gostosa de não querer agradar, que liberdade doce e estranha.
sábado, 19 de setembro de 2009
HOJE DESCOBRI A FELICIDADE
Hoje abracei um amigo como nunca havia abraçado,
sorri como se tivesse entendido a piada,
caminhei como se estivesse estranhamente levitando,
vi pela primeira vez as rosas no jardim do vizinho,
dei bom dia a mim mesmo diante do espelho,
marquei um jantar com minha namorada... e fui!
Cantei no banheiro uma canção, imitando freneticamente o Elvis, lavei a louça e organizei as compras... de madrugada!
li sobre Modigliani, e recitei Fernando Pessoa...
respondi aos meus e-mails com calma e paciência,
senti saudade dos meus pais, filhos, irmãos e sobrinhos, e quem diria... até da sogra!
Hoje não procurei desesperadamente um boleto de cobrança na caixa de correio,
falei pela primeira vez com meu vizinho de anos,
ouvi atentamente aquela pessoa que pára você na rua quando você está com pressa e fica falando por horas,
hoje conheci a família do meu jardineiro...
esperei meu jornaleiro para receber o jornal de manhã e disse a ele o quanto é especial.
Hoje encontrei a felicidade, deixei Deus invadir meu coração, permiti que Ele me enchesse do Espírito Santo, cantei louvores...
Hoje encontrei a felicidade, ela estava lá, onde sempre esteve; dentro de mim mesmo!
Vilhena/RO, 29 de dezembro de 2008.
TAMARINDEIRO
Ainda pequeno me arrancaram da pequena Água Doce, deixei iguais, deixei amigos, deixei minha infância pela metade, deixei sonhos e nem me despedi, só restam minhas lembranças. Não, não sou mais de Água Doce, eu cresci! Tornei-me outra pessoa, as pessoas de lá não se lembram mais de mim e eu me lembro apenas de alguns. Penso com saudade e aperto no coração da cidade que nasci; Porém, assim como perder-se da mãe, fui acolhido e criado por Vilhena, lugar de sonhos e esperanças encravado na Amazônia, lugar onde moro, vivo e onde aprendi a amar; Lugar onde meus filhos nasceram e estão crescendo. Da Água Doce ficou apenas uma saudade estranha de um lugar que não é mais meu, pessoas que não conheço mais, referências que não tenho mais, desculpem-me, mas não sou mais daí, não há mais nada a fazer, mudaram o nome da cidade, mudaram a igreja, meu avô Birro já não está mais aí, minha saudosa vó Lica e tia Lourdes não tenho mais, a represa que era nossa diversão está seca. No caminho pra Rio Preto, nem parei! Aliás, parei, mas a dor foi grande, apenas olhei a velha e triste Água Doce, vi eu e meu irmão caçula brincando, atravessando a represa em troncos de bananeira sem saber nadar, coisa de moleque! E continuei a viagem, lá na frente, a entrada para a fazenda do tio Saninho, o coração apertou de vez, lembranças das férias em que passávamos lá, tia Nuta! Que saudade do seu bolinho de arroz, das mangueiras e dos tamarindeiros! Que saudade do homem que eu poderia ter sido lá, que saudade.
TEMPO DE VIVER
É tempo de olhar estrelas
É tempo de sonhar, navegar pelos mares
É tempo de flutuar nos céus
Voar como pássaros, curar todos os males
É tempo de gritar ao mundo
É tempo de desprezar a dor
Compadecer com os culpados
É tempo de sentir o amor
É tempo de dançar com o espírito
Lembrar do passado, rever amigos
Viver o presente, ser tolerante
É tempo de fazer a vida ter sentido
É tempo de reverenciar a noite
Acordar com a brisa
Cantar canções, conspirar com o universo
É tempo de curar a ferida
É tempo de beber esperança
Embriagar a alma, construir castelos
Ser criança, é tempo de ver tudo belo
É tempo de cuspir na violência
Amparar nossos irmãos
É tempo de chorar, sorrir, ser feliz
É tempo de nos dar as mãos
É tempo de celebrar os hinos
É tempo do silêncio e da razão
É tempo de ver o filho
É tempo da luz vencer a escuridão
Venha é tempo de fazer amor
Descobrir teus segredos
Desvendar teus mistérios
É tempo de não ter medo
É tempo de descansar, correr na chuva
Declarar a paz, Subir nas pedras
É tempo de voltar pra casa
Mudar as regras
É tempo de encontrar alguém
Ver o brilho nos olhos
Sair ao vento
Desejar o bem
É tempo de fazer a hora
Mudar a história
É tempo de não perder tempo.
Neto (Goiânia/GO/1995)
TRADIÇÃO OU SALVAÇÃO? QUAL É A SUA ESCOLHA?
Devemos rejeitar a cultura, as tradições e os costumes e procurar compreender o Reino de Deus através da única e verdadeira fonte, que é a Palavra de Deus. Nossos avós ensinaram nossos pais da forma errada, nossos pais por sua vez fizeram o mesmo conosco. Confundimos fé em Deus com a fé que temos nos homens, que são falíveis e pecadores. Muitas pessoas simplesmente passam para frente aquilo que herdaram de seus pais, sem ter o mínimo conhecimento sobre o assunto, crêem naquilo que seus pais crêem, gostam daquilo que seus pais gostam e assim por diante. Deus disse: “Maldito o homem que confia no homem e faz da carne o seu braço, e aparta seu coração do Senhor” Jr 17:5, Jesus também disse: “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e poder, para que vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” 1 Co 2:4-5.
Não podemos deixar a decisão de pautar nossa vida em Cristo para depois, ás vezes pode ser tarde demais. Achamos que temos todo o tempo do mundo, mas a verdade é que corremos o risco da morte eterna. Tiago diz: E agora vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã; Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Tg 4:13-14. Estamos aceitando tudo com muita naturalidade, o que é proibido hoje, amanhã já não é mais, o que foi antiético ontem, agora é normal! Mas o pecado continua sendo pecado. O que vemos são pessoas que não conhecem a Palavra de Deus e alguns que conhecem, mas a adapta ás suas próprias convicções e conveniências. O mundo está falido, as pessoas são vazias, são tristes, buscam e não encontram, porque buscam coisas erradas. A família está em perigo! Muitos não vêem que não existe outra estrutura que consiga dar sustentação a sociedade que não seja a família, e a estrutura organizacional dela é uma só; Não existem variantes, fora disso não é família. Paulo diz em Efésios 5:22-25: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Marido ame vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” A obediência aos ensinamentos de Cristo nos faz imunes ás tentações de satanás e nos garante a fortaleza da nossa estrutura familiar, nada nos poderá fazer mal. Seremos amadas esposas, bons maridos e filhos irrepreensíveis. Nossa busca cotidiana deve passar pelo fortalecimento e crescimento espiritual das nossas famílias, abrindo mão da idolatria, crendice, superstição, simpatia, tradição e cultura humana e da concupiscência da carne, ou seja: da imoralidade, embriaguez, glutonarias, prostituição, lascívia; passando a viver uma vida de santidade perante o Senhor, pois somos templos do Espírito Santo de Deus. Em 1 Pedro 1:18-19 o apóstolo diz: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de cordeiro imaculado e incontaminado” Que Deus, na sua imensa misericórdia e infinita bondade nos abençoe!
Vilhena/RO 01.08.2009
RE-VERSO
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
EU, VOCÊ E O TEMPO
Se três minutos bastassem
ficaríamos invisíveis para o mundo,
brindaríamos com o vinho da vida
Se três minutos bastassem
subiríamos à casa dos tiranos,
beberíamos a cor do sangue
Se três minutos bastassem
atravessaríamos o céu em noite escura,
livraríamos o universo da dor maldita
Se três minutos bastassem
quebraríamos as correntes da injustiça,
declarando a paz aos homens de bem
Se três minutos bastassem
assumiríamos a imperfeição da alma,
falaríamos com as rosas pela manhã
Se três minutos bastassem
buscaria em seus olhos a compreensão,
desafiaria toda sorte e apostaria minha vida em nós
Se três minutos bastassem pra dizer, EU TE AMO.
Assinar:
Postagens (Atom)