sábado, 21 de novembro de 2009

EM OBRAS, DESCULPE O TRANSTORNO!

Por Neto Vilhena

Em Jeremias: 18 Deus já fazia menção a obra, a construção ou a reconstrução do homem. O ser humano precisa a todo o momento de uma reforma, precisa construir ou reconstruir algo “Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”, é impressionante como ficamos impacientes quando sentimos que não estamos edificando nada e sim vivendo a vida de alguma forma ou “levando do jeito que Deus quer”, tenho um amigo que fez pelo menos oito reformas em sua casa, e pasmem! Ainda não terminou! Historicamente o homem sente o vazio de nunca estar completo, terminado ou consumado! Nada está totalmente acabado ou o satisfaz plenamente.
Sair dos escombros provocados pela guerra interior, brotar, renascer do fracasso, emergir do caos pessoal, passar pelas intempéries deste mundo hostil não é uma experiência muita agradável, apesar de necessária. Toda mudança provoca “reações adversas” de acordo com o seu projeto; alguns sofrem "abalos sísmicos" que danificam a estrutura, toda aquela engenharia que sustenta os pilares invariavelmente fica comprometida. Como resultado disso o reparo, a restauração, a reconstrução exige mais esforço, mais dedicação, planejamento e dor. Apesar de vivermos num mundo transitório e rotativo não nos acostumamos com a idéia da renovação pura e simples, temos que inventar desculpas para não nos adaptarmos. O renovo que Deus promete aos seus eleitos vai além de tudo que pensamos ou imaginamos, Ele vem para revolucionar o meu e o seu existir, pensar e agir. Em razão disso, como somos “seres em construção” devemos ser tolerantes e não julgar as ações controversas de algumas pessoas em determinados momentos. Devemos exortar e muitas vezes corrigir os irmãos, mas tudo há seu tempo e de forma pacífica e respeitosa. Não podemos impor Cristo “Eis que, estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo” AP:3-20.

Um comentário:

  1. Penso que cada palavra denota exatamente o conflito interior de todo aquele que,em um dado momento sentiu-se só, mas a perfeição com que coloca as palavras vem mostrar, como que numa "receita de bolo" a forma de "agir"de cada ser, que a partir do momento que acredita, que mesmo acometido de intensa dor, mesmo sem poder ter dominio do tempo, crendo, seremos renovados e renovados...enquanto houver vida, apesar das sequelas, podemos ser renovados. Parabens!

    ResponderExcluir