quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

RUMO AO CAIS (AO CAOS)



Preciso de uma idéia pra minha cabeça oca e vazia de criatividade
Preciso de uma dose de humor, quem sabe amor!

Não tenho rumo nem rima
Nenhuma frase pra começar
Nem palavras pra me acalmar



Busco na net, na mente
Nos amigos, nos arquivos
E nada!

Preciso apascentar! Acordar meu sol
Esvaziar o vazio
Espalhar virtudes, antes que eu mude

Navego a deriva
Num barco sem vela, sem vento

Tento medir o veneno
Empunhar a espada
Calar os tolos, desprezar os dias


Caminhos que me levam, caminhos que me cegam

Volto nessa noite, pra esse mesmo barco sem leme
Que insistentemente teima em chegar ao cais.

Por: Neto Vilhena

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NOVO ANO NOVO DE NOVO!


Pai, mãe, irmãos, filhos e amigos, que esse ano novo não seja diferente, que não mude nada!

Como assim? Todo ano fazemos exatamente dessa forma! Reunimo-nos para comer, beber e desejar uns aos outros a paz, a felicidade e tudo o mais.

Na certa algumas pessoas reagiriam assim, MAS DIGO QUE UM DIA É IGUAL AO OUTRO, UM ANO NÃO TEM NADA DE DIFERENTE DO OUTRO, exceto o fato de que ficamos mais velhos e em alguns casos mais estressados e ranzinzas.

Não quero jogar um balde de água fria em quem sempre comemorou o ano novo da maneira tradicional, acredito que há uma renovação das nossas forças na "virada", na reavaliação dos nossos objetivos e na correção da rota; na verdade o que fazemos é um balanço sobre o que fizemos ou deixamos de fazer, sobre o que ganhamos ou perdemos, eu também faço isso, e é legal, nos enche de esperança, acredito que seja um bom momento para recarregarmos nossas baterias.

Mas há algum tempo algumas coisas não fazem mais sentido para mim, por exemplo, tomar um pileque daqueles com os amigos para "comemorar" a passagem do ano, vestir branco sinalizando paz e amor e anunciando que desta vez tudo será diferente.
Mas nem todos são assim, CONHEÇO PESSOAS QUE SE PUDESSEM ESCOLHER "FICARIAM" EM 2011, outras contam os segundos para deixar para trás um ano que não foi exatamente como planejaram, o fato é que tudo isso mexe com nosso emocional.

Gostaria imensamente de que as pessoas deixassem de lado o tradicionalismo, a cultura herdada e imposta pelos nossos antepassados, que deixassem aquilo que o mundo dita como regra social para buscar algo maior e mais importante nesse final de mais um ciclo.

Creio que todos nós devemos buscar a paz, a alegria, a saúde e a prosperidade, mas são sentimentos e desejos que muitas vezes apenas repetimos mecanicamente sem nos esforçarmos verdadeiramente para colocar em prática. Então comecei a ver a vida de outra perspectiva, não quero mais “virar” o ano e após alguns dias cair novamente na rotina. Creio que NÓS SOMOS A MUDANÇA QUE PRECISA SER FEITA, nós somos o elemento fundamental para que isso ocorra. Não quero uma mudança meramente filosófica baseada nos argumentos do "justo" de que o importante é ter bom coração, ser feliz e praticar o bem.

Quero mudanças profundas, concretas e isso dói, isso machuca e faz com que poucos tenham coragem de encarar essa mudança de forma natural, afinal estamos reconhecendo para nós mesmos que erramos muito e por muito tempo.

O INSTITUCIONAL, EM DETRIMENTO DOS DESEJOS DO CORAÇÃO, NOS FAZ APERTAR AS MÃOS, dar tapinha nas costas e desejar coisas que não passam de vãs repetições e que muitas vezes são ausentes até de sinceridade.

Enfim, o que eu desejo aos meus pais, irmãos, filhos, amigos e parentes é que venha sim 2012, com tudo isso, com festa, com alegria, reuniões fraternais, com desejos legítimos e nobres, mas que, além disso, nós possamos ser a própria alegria, a paz, a prosperidade e a saúde na vida das pessoas que nos são importantes e na vida daquelas pelas quais venhamos a nos importar.

Por Neto Vilhena